quinta-feira, 16 de junho de 2011

Artigo: Teorias do jornalismo ( em 3 partes)



A importância do LEAD na construção da notícia

                O LEAD, também chamado de “cabeça”, é a parte mais
importante da notícia e está sempre no primeiro parágrafo do texto.
 Tem como função condensar as principais informações do fato e
provocar o interesse do leitor. Ele deve ser claro e objetivo,
 procurando responder as principais questões de um acontecimento.
 E apesar de ter um formato padrão, ele pode ser feito de várias formas,
 dependendo da criatividade do jornalista que escreve a notícia, e pode
 ser classificada em diversos tipos.
                Em sua forma tradicional, onde se responde “quem fez o quê,
quando, como, onde e por quê?”, de forma simples, clara e objetiva,
o Lead traz diretamente o fato ao leitor. Muitos profissionais do
 jornalismo contestam esta forma “quadrada” de fazer o Lead de uma notícia,
e preferem começar o texto usando uma ordem de importância, numa
técnica chamada “pirâmide invertida”, onde o Lead começa das questões
 “como” e “por quê”, dando assim maior impacto a notícia que será veiculada.
                O Lead pode ser classificado de diversas formas.
Os principais são: o Condensado, que traz as informações de forma clara e
 uniforme; o Intimista, que instiga o interesse do leitor; o Circunstancial, que
 dá ênfase as circunstancias do fato e tem um toque humano mais acentuado;
 a Citação direta, quando o texto começa com uma citação dando
ênfase ao personagem principal do fato, o Informativo, mais importante de
 todos, ele reúne as principais informações do acontecimento; o de Impacto
, com itens de peso, sensacionalista; o Contraste, onde contrapõe
elementos contraditórios; e os Originais, que fogem da forma clássica, como
 o caso do recurso “pirâmide invertida”.
                Ou seja, o Lead é importante e fundamental para a notícia, pois é
 nele que o leitor se situa e recebe as informações mais importantes do
 acontecimento a ser noticiado. Não há regra específica, apesar de a forma
 clássica ser a mais simples e mais utilizada, o jornalista, quando for
escrever uma notícia, deve por em jogo sua criatividade no momento de
construir o Lead, com bastante clareza e objetividade para cativar o leitor,
 fazendo-o ler todo o texto e ter uma sensação de se sentir bem informado
diante do fato.

                                                                       ***

Os elementos da construção do texto jornalístico.

                O texto jornalístico é basicamente uma narrativa com a função
 de informar o leitor de forma clara e objetiva sobre um fato que merece
destaque. Normalmente ele é composto por três partes: o Título(que vem
acompanhado por um subtítulo), Lead e Corpo (ou sub-lead, que é o
desenvolvimento do Lead). Ele também pode ser classificado em diversos
 gêneros.
                O título do texto jornalístico é constituído por uma frase
impactante, visando chamar a atenção do leitor. No Lead, que é o primeiro
parágrafo do texto, onde estão as informações mais importantes do
acontecimento, e visa, de forma simples e clara, informar sobre as principais
 questões do acontecimento respondendo “quem fez o quê, como, onde,
quando e por quê?”. E o corpo, ou sub-lead traz informações
adicionais que complementam e contextualizam o fato descrito no texto. 
Há ainda outros elementos adicionais como o subtítulo que vem logo
abaixo do título e tem a função de esclarecê-lo, e o inter-texto, também
conhecido como “olho”, que é uma frase importante destacada no meio
 do texto e traz a essência do assunto abordado.
                Há diversos gêneros de textos jornalísticos, os principais
informativos são: a Nota, que é um texto curto e claro, basicamente
 apenas o Lead; a Notícia (principal), que é a cobertura de um fato que
 merece destaque; a Reportagem ou Matéria, que é uma notícias mais
completa, com sub-lead maior que a notícia e com informações
adicionais que contextualizam o fato noticiado. E os principais
opinativos são: a Entrevista, o Editorial, o Artigo, a Coluna, a Crônica,
 entre outros.
                A principal característica do texto jornalístico é o imediatismo e
 a capacidade de informar e persuadir. Ele visa instigar uma opinião
e até mesmo influenciar no comportamento do leitor. Sua linguagem deve
ser clara e objetiva, com o predomínio de denotação para evitar ambigüidade,
 e também se faz uso de eufemismos para evitar expressões inconvenientes.
  Entre os seus elementos textuais de morfossintaxe temos como principais
o tempo no presente perfeito ou imperfeito e o modo passivo. O texto
 jornalístico tem um estilo direto, e também se utiliza de elementos
não-verbais como códigos icnográficos, imagens, fotografias e tipografias
que realçam seus aspectos mais importantes. A distribuição do conteúdo
e seu desing gráfico, com função representativa, têm o objetivo de comunicar
 de forma dinâmica e objetiva um acontecimento ao leitor.
                                                                     ***

A linguagem adotada na produção de texto jornalístico para Revista

                 Os textos jornalísticos de revistas têm características próprias.
Basicamente ele é um texto claro, objetivo e fluente, com idéias bem
amarradas numa seqüência lógica, e escritas diretamente para o seu leitor.
  Há revistas de vários gêneros, e elas são feitas objetivamente para um
 público alvo. A principal vantagem de uma revista é que trabalha com
notícias frias e atemporais.
                 Além de um resumo dos acontecimentos, suas matérias
exploram novos ângulos, buscando formar um ponto de vista a cerca de um
 fato ou tema. Como não há a urgência dos jornais impressos, a linguagem
dos textos de revistas faz uma conciliação entre técnicas jornalísticas
e literárias, formando assim, um texto mais elegante e sedutor para seu
público. E com uma função de agente social, fazendo o uso da persuasão,
 procura influenciar o comportamento, hábitos e valores dos seus leitores.
               As revistas se utilizam da linguagem do jornalismo interpretativo.
 Seus textos são maiores e buscam uma minuciosa interpretação de
um fato. As matérias sempre estão situadas no tempo e no espaço do
acontecimento, e pode ser utilizado o neologismo, coloquialismo e até
 mesmo gírias – que são abominadas no jornal impresso. Além disso,
 são muito valorizadas as linguagens não verbais como infografias,
 imagens, fotos e desenhos, que complementam e destacam uma matéria,
 dando um ar mais elegante e envolvente aos olhos do leitor. Sem contar
 que há ainda uma combinação entre publicidade e informação.
          O texto jornalístico numa revista é tratado como uma obra de arte, que
 diante seus enfeites e curiosidades, faz da revista, além de um recurso de
informação, também uma forma de lazer. Muitas vezes seus textos são
produzidos de forma comedida para forçar o leitor a raciocinar e
criar uma opinião própria sobre os assuntos abordados em suas matérias.